Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Inventário extrajudicial com testamento

O STJ decidiu ontem pela possibilidade de realização de inventário por escritura pública, mesmo com testamento

Publicado por Larissa Matte
há 5 anos

Foi decidida ontem pela 4ª turma do STJ, a possibilidade de realizar o inventário extrajudicial mesmo com a existência de testamento. Conforme será analisado, alguns estados já adotavam este procedimento.

De acordo com o Código de Processo Civil vigente, para que o inventário seja realizado de forma extrajudicial, ou seja, através de escritura pública no Tabelionato de Notas, são necessários alguns requisitos.

Assim, faz-se necessário, além da presença do advogado, que os interessados sejam maiores e capazes, estejam em consenso e que não exista testamento.

Porém, desde o provimento 37/2016, da Corregedoria Geral de Justiça do estado de São Paulo, alguns estados começaram a permitir o inventário extrajudicial, mesmo na existência de testamento.

Essa prática já era permitida quando o próprio juízo sucessório competente autorizasse, no procedimento de registro e cumprimento de testamento, que o inventário e a partilha fossem feitas extrajudicialmente.

No estado do Paraná, o Código de Normas do Foro Extrajudicial já autorizava a realização desta forma de procedimento, conforme art. 700, § 9º:

“Art. 700, § 9º Diante da expressa autorização do juízo sucessório, nos autos de procedimento de abertura e cumprimento de testamento, sendo todos os interessados capazes e concordes, poderão ser feitos o inventário e a partilha por escritura pública.”

Portanto, a decisão do STJ desta terça-feira só confirmou o que já estava sendo aplicado na prática, o que demonstra uma grande evolução para o judiciário.

Afinal, não há motivos para o Estado interferir na vontade das partes quando o testamento for válido e efetivo, respeitando a disposição de última vontade do testador.

Aos colegas advogados, o procedimento é simples. Observados os demais requisitos, basta que seja solicitado ao juízo sucessório responsável o registro e cumprimento do testamento com autorização para realização do inventário extrajudicial.

Além disso, o procedimento deve observar os art. 610 e seguintes do CPC, bem como o art. 1979 do CC.

Leia mais em: http://larissamatte.com

  • Publicações31
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações144
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inventario-extrajudicial-com-testamento/769585106

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Inventário Extrajudicial com Testamento - Abertura, Registro e Cumprimento de Testamento

Wander Fernandes, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Minuta de Inventário Extrajudicial em Cartório

Otavio Coelho, Advogado
Artigoshá 8 anos

O que é certidão testamentária?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)